segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Banho de Mangueira

A Professora de Educação Física, Adriana, nos trouxe uma proposta inusitada, para dizer o mínimo: Realizar um banho de mangueira com nossos pequenos do Grupo 1. O receio foi grande, inicialmente, mas levando em consideração a experiência e responsabilidade do trabalho que é realizado por ela, aceitamos!
Após pedirmos autorização à cada família, chegou o dia de experimentar tudo o que um bom banho de mangueira poderia nos oferecer.










Para que nossos pequenos não se resfriassem, a água da piscina foi levemente aquecida e eles dispunham de uma pequena quantidade de água em baldes e bacias, assim como a mangueira, que ficava parcialmente fechada.
Esta vivência foi maravilhosa, alguns demoraram um pouco para experimentar as sensações da água e espuma, outros já "mergulharam" na proposta. Sobre esta experiência, buscamos referências que a legitimam como prática pedagógica da Educação Infantil, e neste sentido, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) destaca:
Alguns materiais, em contato com o corpo da criança, podem proporcionar experiências significativas no que diz respeito à sensibilidade corporal. As características físicas de fluidez, textura, temperatura e plasticidade da terra, da areia e da água propiciam atividades sensíveis interessantes, como o banho de esguicho, construir castelos com areia, fazer bolo de lama etc. (BRASIL, 1998, p. 31)
Assim, esperamos poder sempre proporcionar estes momentos de descoberta e diversão para os pequenos do grupo 1, propostas para além da sala de referência!

Referências bibliográficas

 BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

4 comentários:

  1. Que fotos mais gostosas de se ver.
    E imagino a alegria dos pequenos com essa manhã, obrigada meninas
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Que crianças lindas, que experiência gostosa. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  3. Jéssica que delicia ver essas fotos.... que proposta legal. Ameiiiii

    ResponderExcluir
  4. Que saudades dessa época, como o tempo passou rápido

    ResponderExcluir